De onde vem a UE? Como é que ela funciona? Quais são os factores políticos, económicos e culturais que impulsionam o processo de integração? Que contradições e equilíbrios de poder devemos compreender para ultrapassar o contraste trivial entre eurocépticos e euroentusiastas? O curso aborda estas e outras questões. Oferece informação básica e uma visão sobre os temas e introduz as questões europeias fundamentais, relevantes para todos os cidadãos europeus, quaisquer que sejam o/a seu/sua trabalho e ideias. O curso inclui 8 lições compostas por pequenos vídeos de animação (com PDF e MP3 para assegurar a pessoas com necessidades especiais o pleno acesso aos conteúdos) e adicionais perspectivas textuais e hipertextuais.

A ideia da Europa é antiga e o seu desenvolvimento pode ser seguido ao longo dos dois milénios que nos separam das civilizações clássicas da Grécia e de Roma, como fez o célebre historiador Federico Chabod. No entanto, a ideia da unidade europeia e o actual processo de integração e criação de instituições supranacionais são mais recentes e surgiram como resultado das guerras mundiais do século passado. Esta é uma história em grande parte desconhecida para os cidadãos europeus, no limite, apenas conhecida através de ideias e noções superficiais. Porém, é uma das histórias que mais de perto nos dizem respeito e na qual estamos activamente envolvidos, até aos dias de hoje. É por isso que o curso fala sobre isso de maneira envolvente: a história da integração europeia é, simplesmente, a nossa própria história, que ainda está a ser escrita.
Doze lições reconstroem as principais etapas da Segunda Guerra Mundial até aos desafios do Presente. Cada lição consiste num excerto do conto teatral “Europa: que paixão! A história de um amor atormentado”, um vídeo de animação que enfatiza a informação essencial de cada etapa e uma curta lição aprofundada dada por um especialista académico.

O mundo é sempre mais interdependente, os processos sociais, políticos, económicos e culturais são, cada vez mais, o fruto das dinâmicas e dos interesses de diversos níveis de governo. O desafio para compreender verdadeiramente o alcance dos problemas contemporâneos exige uma abordagem com uma leitura multinível. E é este mesmo o objetivo deste breve curso online, que se dirige a jornalistas, operadores de comunicação, que enfrentam cotidianamente este desafio

A unidade da Europa é um trabalho em progresso, onde a criação de um novo paradigma de cidadania está em causa bem como um novo paradigma de educação para o sistema público de educação e para todas as oportunidades de aprendizagem formais e informais que tenham uma dimensão cívica. O direito à educação universal e gratuita emergiu dentro dos Estados europeus em estrita conexão com a necessidade de dar solidez e transmitir valores de coexistência civil na esfera nacional. Na era da globalização, esse modelo encontra-se em crise estrutural, mas alternativas cosmopolitas lutam para o substituir de forma orgânica.

Nesta área da plataforma, que não é um curso, mas sim um local de encontros e estímulos, os professores encontrarão propostas de ferramentas e vias de comunicação para trabalhar o papel paradigmático que a dimensão europeia desempenha na educação, bem como para melhorar os materiais oferecidos pela nossa plataforma na sala de aula ou outros ambientes de aprendizagem.